O que é ser mulher ?






Tenho de admitir que nunca me tinha interessado muito pela causa feminista  mas de há uns tempos para cá tomei consciência que algumas das minhas escolhas literárias e cinematográficas têm como ponto comum a ascensão de líderes femininas ou a história de mulheres que de alguma forma lutaram pela pela igualdade de géneros e pela posição da mulher na sociedade. 

Penso que o facto de nunca ter dado muita importância ao tema se prenda a tomar como garantida a posição da mulher na sociedade. No entanto, houve alguém que antes disto tudo teve de sair da sua zona de conforto e lutar  por isso, por termos o direito a estudar, trabalhar ou até sermos mães!
Ainda me lembro da minha avó me contar que quando era menina o pai não a deixou mais ir à escola porque reiterava que as mulheres não precisavam de saber escrever nem ler, porque quereriam tal coisa? para escrever cartas aos namorados? o mais adequado era começarem logo a trabalhar no campo e na casa desde de novas. E que pena tinha ela de não ter tido essa oportunidade!

O "Segundo Sexo" de Simone de Beauvoir  está por isso, a ser para mim uma leitura enriquecedora, é curioso confrontar o seu pensamento com a actualidade e ver o que realmente mudou e como, e ainda aquilo que podemos melhorar!

Isto tudo para vos dizer que sim, que devemos todas ser feministas, sem vergonhas de querer o que é melhor para nós mas também sem fundamentalismos ou lugares-comuns que denigram isso mesmo.


Bom Domingo!

Comentários