A História de uma Serva



SINOPSE:

Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.
Defred é uma Serva na República de Gileade e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Defred reside na sua fertilidade, e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Defred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.



OPINIÃO:


Desengane-se quem pensa que esta é apenas mais uma distopia saída de uma escritora brilhante, esta é sim uma crítica social que bem podemos transpor para a nossa actualidade!
Uma revolução é levada a cabo por um grupo religioso extremista , revolução essa que toma como motivo o excesso de liberdade e perca de moralidade que alegavam existir naquela sociedade. 
O regime democrático existente é derrubado e substituído por uma ditadura teocrática regida por normas que anulam a individualidade e os direitos dos cidadãos comuns e principalmente das mulheres, que são objetificadas a meros veículos de procriação. 
Com personagens sólidas e uma trama envolvente, esta leitura foi para mim um despertar de vários pontos na minha consciência , para realidades que vemos e que sabemos que se passam por todo o mundo e que não damos a devida importância, achamos que só acontece ali ao lado ou nos filmes. 
Tomemos por isso consciência do que nos rodeia e não fiquemos centrados na nossa vidinha, para que um dia não percamos também o que damos  hoje por garantido!

CLASSIFICAÇÃO: 5*

Comentários