ForçaMaior




Força Maior

Título original:
Turist
De:
Ruben Östlund
Com:
Johannes KuhnkeLisa Loven KongsliClara Wettergren
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
DIN/FRA/NOR/SUE, 2014, Cores, 120 min.

SINOPSE

Para fugir à pressão do dia-a-dia, Tomas e Ebba vão passar uns dias de férias com os dois filhos numa estância de esqui nos Alpes franceses. Tudo lhes parece perfeito até serem surpreendidos por uma avalancha. No momento em que ela, em pânico, tenta proteger as crianças a qualquer custo, repara que Tomas fugiu para se salvar. Profundamente desiludida com a reacção do marido, e considerando que proteger a família devia ser algo instintivo, Ebba sente-se incapaz de perdoar aquela atitude. Este incidente, de grande significado, vai corroer os laços entre cada um deles, alterando para sempre a dinâmica da família…
Um drama sobre confiança e solidariedade assinado pelo realizador sueco Ruben Ostlund, depois de "The Guitar Mongoloid" (2004), "Involuntary" (2008) e "Play" (2011). PÚBLICO

OPINIÃO
Ao longo do filme os nossos sentimentos pelas personagens de Tomas e Ebba vão-se modificando e no fim pensamos se podemos nós condenar o instinto de sobrevivência do pai?
No princípio é-nos inato repudiar a atitude de fuga do pai, pois como pode um pai abandonar a sua família em caso de vida ou morte?
Contudo, se pensarmos na reacção perante a morte, podemos ver que há um instinto de sobrevivência que supera os valores morais.
Em casos extremos de sobrevivência, como por exemplo, num naufrágio, a Lei Marítima refere que os sobreviventes devem alimentar-se de outros que tenham morrido de causas naturais ou que se voluntariem para o efeito. De facto, há já exemplos disso retratados na história, sendo um dos casos o da embarcação Essex em 1820, que serviu de base para o romance Moby Dick.
O instinto de sobrevivência é inato, mas o preço que se paga por o pôr em prática pode não ser suportável, os laços afectivos entre Tomas e Ebba e os seus filhos são abalados, a confiança no elemento pai é destruída, e a relação entre marido e mulher desmorona-se.
É perante este contexto de imprevisibilidade perante a catástrofe que ficamos a pensar como reagiríamos numa situação destas. 

CLASSIFICAÇÃO :4*




Comentários